É muito comum atletas amadores, ou sem orientação de um profissional de educação física, não realizarem aquecimento tanto nos dias de treinamentos como antes das provas, o mesmo acontece com pessoas que resolvem se exercitarem de um hora para outra sem orientação de um profissional de educação física e sem se consultar com um médico. A maioria dos atletas se justifica dizendo que se cansarão, o que é mentira, e as pessoas comuns desconhecem o aquecimento ou não acreditam que eles sirvam para nada. O aquecimento previne contra lesões além de acelerar o metabolismo, aumentando mais rapidamente a passagem do oxigênio do sangue para as células, ele também prepara as articulações, os tendões, ligamentos, coração, pulmões e músculos para a atividade que está se iniciando.
O aquecimento funciona para nosso corpo como um despertador, antes de iniciarmos uma atividade é como se nosso corpo estivesse dormindo e quando o aquecemos, aos poucos ele vai acordando e se protegendo contra problemas, obstáculos e agressões externas e com isso funciona muito melhor porém, se não o aquecemos podemos causà-lo sérios danos. O tempo ideal de aquecimento seria aproximadamente de 12 minutos para atividades leves como caminhadas, bicicleta (passeios), ou de aproximadamente 30 minutos para atletas amadores ou profissionais, sendo 5 minutos de alongamentos leves, 15 minutos em uma atividade aeróbia em ritimo leve (corrida, polichinelos, pular corda, etc) e depois uma seqüência de 10 minutos de alongamento mais intensos. No inverno ou em dias mais frios prefira aquecer primeiro para depois alongar evitando estiramentos e lesões.
Muito se fala sobre os alongamentos e o aquecimento, porém pouco se fala sobre o desaquecimento, sim desaquecimento, também conhecido como "volta à calma". Todo treino seja a nível profissional, amador, futebol com os amigos, "corridinha" no bairro ou uma simples caminhada, deve respeitar uma progressão, essa progressão se dá da seguinte forma:
1-Inicia-se o aquecimento e alongamento;
2-depois a atividade (caminhada, corrida, ciclismo natação, etc) com um ritmo leve que que vai aumentando sua intensidade aos poucos para que o corpo se adapte até chegar ao nível máximo;
3-depois faz-se o caminho inverso, a intensidade vai diminuindo(desaquecendo ou voltando à calma) até chegar à intensidade de inicio do treino.
Os treinos e competições devem sempre serem terminados com alongamentos para compensarem as atividades realizadas,relaxando a musculatura, pois recuperam os músculos mais exigidos e mais cansados preparando a musculatura para um novo estimulo (treinamento no dia seguinte) no próximo artigo falarei um pouco dos tipos de aquecimento e alongamentos
Até lá
Prof. Mario Jorge Hilarino
Fala meu! passei por aqui. bjs...jovem
ResponderExcluir