29 de jan. de 2010

Dieta e exercício físico reduzem igualmente os riscos cardiovasculares

Sem efeito cumulativo
Para se proteger das doenças cardiovasculares, o que é melhor: exercício físico ou dieta?
Tanto faz. A conclusão é de um estudo feito em modelos animais nas faculdades de Medicina e Educação Física, ambas da Universidade de São Paulo (USP).
E mais: o trabalho indicou que a associação das duas abordagens não medicamentosas não resulta em benefício adicional na função cardíaca.
Ou seja, segundo o estudo, escolha a dieta ou o exercício e você ficará bem - mas não adianta fazer os dois, porque os ganhos não são cumulativos.
Obesidade crônica
A explicação dos pesquisadores para isso é que cada uma das intervenções isoladamente já é suficiente para evitar que a obesidade crônica provoque a disfunção cardíaca.
De acordo com Carlos Eduardo Negrão, do Instituto do Coração (InCor), as alterações cardíacas decorrentes da obesidade podem ser evitadas "se a restrição alimentar ou o exercício físico forem utilizados como conduta não medicamentosa para interromper o processo de obesidade crônica", disse.
Mecanismos moleculares
Além de avaliar os efeitos do treinamento físico e da restrição alimentar na função cardíaca, um dos objetivos do estudo foi tentar esclarecer o papel dessas intervenções nos mecanismos moleculares envolvidos nas alterações cardíacas causadas pela obesidade.
"O estudo acrescenta conhecimentos importantes sobre o papel do exercício e da restrição calórica nos mecanismos moleculares associados à função cardíaca na obesidade", disse Negrão.
O experimento
Na pesquisa, ratos wistar machos foram alimentados com dieta normocalórica (quantidade normal de calorias) ou hipercalórica (rica em gordura e açúcar) durante 25 semanas. Após esse período, os animais alimentados com a dieta hipercalórica foram subdivididos em quatro grupos e acompanhados por mais dez semanas.
No primeiro grupo, os ratos continuaram recebendo a dieta hipercalórica e foram mantidos sem treinamento físico. No segundo, continuaram com dieta hipercalórica e foram treinados. No terceiro, deixaram de receber essa dieta para serem submetidos à restrição alimentar (menos 20% da ingestão diária). No quarto grupo, os ratos foram submetidos ao treinamento físico e à restrição alimentar.
"Após a vigésima quinta semana, os animais submetidos à dieta hipercalórica não apresentavam alterações na função cardíaca, embora já apresentassem substancial ganho de peso", explicou Ellena.
"Após mais dez semanas de alimentação rica em gordura e mais ganho de peso corporal, eles apresentaram alteração na força de contração do coração e nas proteínas moleculares envolvidas nessa função. Isso foi evitado nos animais submetidos ao exercício físico ou à restrição alimentar", contou.
Metabolismo das gorduras
Outro resultado importante sobre o papel do exercício e da restrição alimentar alcançado no trabalho está relacionado ao metabolismo de lípides. "A restrição alimentar em associação com o exercício físico diminuiu significativamente a esteatose e a hipertrigliciridemia em animais obesos", disse Ellena.
Mas se por um lado a associação da restrição alimentar e do exercício físico não mostrou efeito cumulativo nos parâmetros cardíacos, por outro lado essas duas intervenções associadas diminuíram a quantidade de gordura estocada no fígado de animais obesos (esteatose hepática) e, também, os níveis de triglicérides plasmático.
"Embora a restrição alimentar isoladamente diminua a quantidade de gordura acumulada no fígado, ela aumentou a concentração de triglicérides plasmático, o que sugere um aumento na resistência hepática à insulina. Esses são achados importantes. Sabe-se que a esteatose, triglicérides aumentados e a resistência à insulina elevam o risco de doença cardiovascular", destacou Ellena.
Segundo a pesquisadora, o trabalho permite concluir que a restrição calórica e a prática de exercício devem ser recomendadas para a prevenção de alterações cardíacas e metabólicas causadas pela obesidade.

Células da pele são transformadas diretamente em neurônios, diz estudo

Células nervosas foram obtidas sem o uso de células-tronco.
Artigo apresentando pesquisa foi publicado na 'Nature'.
Do G1, com informações da Reuters
Tamanho da letra

Foto: Nature / reprodução

Artigo 'Direct conversion of fibroblasts to functional neurons by defined factors', na 'Nature' (Foto: Nature / reprodução)

Pesquisadores afirmaram nesta quarta-feira (27) ter transformado células comuns da pele diretamente em neurônios, sem necessidade de manipulação de células-tronco. A descoberta tem potencial para acelerar muito o campo da medicina regenerativa.

A experiência abre a perspectiva de que um dia seja possível retirar uma amostra da pele de um paciente para transformar as células em um tecido sob medida para transplantes no tratamento de doenças cerebrais, como os males de Parkinson e Alzheimer, ou para a cura de lesões de coluna.

"Este estudo é um enorme salto à frente", disse Irving Weissman, diretor do Instituto para a Biologia da Célula-Tronco e da Medicina Regenerativa na Universidade Stanford, na Califórnia, onde o trabalho foi feito e patenteado.

Trabalhos anteriores com células-tronco em ratos puderam ser repetidos em humanos em questão de meses.

Os especialistas também esperam reprogramar células comuns para transformá-las em outros tipos de células, de modo a ajudar na substituição de fígados deteriorados e no tratamento de doenças como diabete e câncer.
Resultado surpreendente
Em artigo na revista "Nature," os pesquisadores disseram ter usado apenas três genes para transformar as células cutâneas diretamente em neurônios, que eles batizaram de "células neuronais induzidas".

"Induzimos ativa e diretamente um tipo de célula para se tornar um tipo completamente diferente de célula", disse Marius Wernig, da Universidade Stanford, que dirigiu o estudo. "São neurônios totalmente funcionais. Eles podem fazer todas as coisas principais que os neurônios fazem no cérebro".

Wernig se disse surpreso com o sucesso do trabalho. Cientistas achavam até então que era necessário fazer as células regredirem a um estágio mais primitivo antes que elas pudessem mudar de direção.

"Para ser muito honesto, eu não tinha certeza de que iria funcionar. Foi um desses projetos de alto risco e alta recompensa", disse Wernig por telefone. "Funcionou, na verdade relativamente rápido".

A equipe já está tentando fazer o mesmo com células humanas, mas Wernig disse que nesse caso parece ser um pouco mais complicado.
Genes que 'mandam'
O grande foco da medicina regenerativa tem sido as células-tronco embrionárias humanas, que retêm a capacidade de gerar qualquer tipo de tecido do organismo. Mas seu uso é polêmico e restrito.

Nos últimos anos, os cientistas também conseguiram fazer células cutâneas regredirem para um estágio semelhante ao das células-tronco, quando são chamadas de células-tronco pluripotentes induzidas.

A nova experiência pula todas essas fase intermediária e, embora não signifique de imediato que não há necessidade do uso de células-tronco embrionárias, ela sugere que há um caminho para evitá-las.

Um problema das novas células é que elas não proliferam bem em laboratório e não vivem tanto quanto as células-tronco primitivas. Mas Wernig disse acreditar que será possível transformar as células cutâneas em todos os outros tipos.

"É preciso apenas encontrar o coquetel de transcrição correto, e você poderá transformar qualquer coisa que quiser em qualquer (outra) coisa que quiser", disse Wernig.

Fatores de transcrição são genes que dizem o que outros genes têm de fazer. Cada célula no organismo contém todo o mapa do DNA, ou genoma, mas só determinados genes operam em certas células.

 

28 de jan. de 2010

Comer menos sal pode ser tão bom quanto parar de fumar, aponta pesquisa


Se os americanos reduzissem seu consumo de sal em apenas meia colher de chá por dia, haveria 92 mil mortes a menos, e 99 mil ataques cardíacos seriam evitados, assim como 66 mil derrames – um benefício tão grande quando a cessação do tabagismo –, segundo levantamento publicado este mês no New England Journal of Medicine.

Usando um modelo de computador com dados clínicos reais, pesquisadores descobriram que a redução de três gramas – o equivalente a meia colher de chá – na ingestão de sal de cada americano não seria o suficiente para que eles alcançassem a quantidade diária recomendada pelos especialistas, que é de 3,7 g para grupos de risco, e de 5,8 g para os outros – a média nos EUA é de 10,4 g para homens e 7,3 g para mulheres. Mas, ainda assim, traria benefícios consideráveis para a saúde cardíaca da população – comparáveis a reduções do tabagismo, da obesidade e nos níveis de colesterol.

De acordo com os especialistas, as pessoas comuns não precisam fazer muita coisa para que isso se torne realidade. Eles destacam que a forma mais eficaz de reduzir a ingestão de sal seria agir nos produtores de alimentos, pois, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, 77% do sal consumido no país é proveniente dos alimentos processados, com apenas 6% sendo colocado à mesa, e 5% durante o cozimento. Por isso, os especialistas defendem a adoção de leis restringindo o uso de sal nas indústrias alimentícias.

Pesquisadores desenvolvem vacina contra disseminação do câncer de mama

Cientistas da Universidade de Buffalo, nos EUA, e da Universidade Rei Saud, na Arábia Saudita, estão trabalhando juntos no desenvolvimento de uma vacina para o câncer de mama. Publicado na revista médica Neoplasia, o trabalho dos pesquisadores foi resultado de um estudo para o desenvolvimento de uma abordagem com vacina imunoterapia que pode ser capaz de reduzir a carga tumoral em pacientes com o câncer, ao bloquear a disseminação dos tumores para outras partes do corpo – ou metástase.

Os pesquisadores destacam que a vacina está sendo aperfeiçoada em modelos animais para o uso final em seres humanos. “Este é um alvo de vacina muito promissor, porque, se for bem sucedido, poderá ser importante para pacientes com câncer de mama, de cólon, de bexiga e de próstata”, destacou a pesquisadora Kate Rittenhouse-Olson, da Universidade de Buffalo

Aproximadamente um em cinco jovens tem problemas com colesterol nos EUA

Um em cinco jovens americanos apresenta níveis prejudiciais de colesterol, deixando-os sob maior risco de desenvolver doença cardíaca, segundo levantamento do CDC (Centers for Disease Control and Prevention – órgão que controla alimentos e medicamentos nos EUA). De acordo com os especialistas, 20% dos jovens têm pelo menos um problema como altos níveis de colesterol “ruim” (LDL) ou de triglicérides, ou baixos níveis de “bom” colesterol (HDL).

Avaliando os indicadores de saúde de 3.125 pessoas com idades entre 12 e 19 anos, os especialistas descobriram, ainda, que 43% dos jovens obesos têm níveis não-saudáveis de colesterol, comparados com apenas 14% dos jovens de peso normal e 22% daqueles com sobrepeso. “Jovens com sobrepeso e obesos estão sob um risco muito maior de ter níveis lipídicos anormais do que jovens com peso normal”, afirmou a pesquisadora Ashleigh May em nota para a imprensa. “A atual epidemia de obesidade infantil faz desse uma questão de significativa e urgente preocupação”, acrescentou.
 Os pesquisadores lembram que a Academia Americana de Pediatria recomenda a triagem do colesterol de jovens com um histórico familiar de colesterol alto, doença cardíaca precoce, ou pelo menos um fator de risco importante para doença cardíaca, como tabagismo, pressão alta, diabetes ou obesidade. Segundo eles, essa triagem ajuda a identificar aqueles sob maior risco, e permitiria abordagens mais cedo para a prevenção, como a adoção de uma dieta saudável, a perda de peso e o aumento da atividade física.

Obesos são mais propensos a ter pedras nos rins, aponta pesquisa


Pessoas obesas são mais propensas a desenvolver pedras nos rins, segundo estudo que será publicado na edição de fevereiro do Journal of Urology. De acordo com os autores, diversos estudos têm mostrado um aumento nos casos de cálculo renal paralelamente ao crescimento nas taxas de obesidade, mas ainda não estaria claro por que o peso afeta a ocorrência de pedras nos rins.

Avaliando dados registrados no período entre os anos de 2002 e 2006 de mais de 95 mil pessoas – 3.257 com cálculo renal –, os pesquisadores observaram que os homens tinham duas vezes maiores chances de terem esses problemas, comparados às mulheres; e o risco aumentava com o envelhecimento. A análise do risco em relação ao índice de massa corporal mostrou que a probabilidade de ter pedra nos rins é maior entre os obesos – entre aqueles com peso normal ou sobrepeso, um em 40 foi diagnosticado com cálculos renais, enquanto um em 20 obesos (IMC acima de 30) teve esse problema.

Segundo os pesquisadores, os obesos também eram mais propensos a precisar da remoção de um rim, embora os riscos não tenham sido tão grandes para os severamente obesos. “Modificações na alimentação e perda de peso devem ser incentivas na população obesa por múltiplas razões, mas também para reduzir o risco de pedras nos rins”, concluíram.

Ficar sentado por muito tempo prejudica a saúde, alertam especialistas

Se você está, agora, sentado lendo este blog, você pode querer se levantar um pouco neste momento. Um novo estudo publicado no British Journal of Sports Medicine indica que pessoas que permanecem sentadas por longos períodos – como aquelas que trabalham no computador ou que passam muito tempo em frente à TV – têm um maior risco de desenvolver diversas doenças, comparados àquelas que se movimentam mais – mesmo que seja apenas para pegar uma xícara de café na cozinha.

De acordo com os especialistas o comportamento sedentário deve ser visto em um espectro mais amplo, e não apenas como falta de exercício, mas como falta de movimento. Neste sentido, diversas pesquisas apontam para uma relação entre a inatividade muscular do corpo inteiro, como ocorre entre aqueles que ficam sentados por longos períodos, e a obesidade e certos tipos de câncer. Evidências recentes, por exemplo, associam o tempo prolongado em frente à TV a um maior risco de morte prematura por doença cardíaca; e outro estudo indica que o risco de síndrome metabólica entre as mulheres aumenta em 26% a cada hora em frente à TV.

Apesar de mais estudos serem necessários para confirmar a relação de causa e efeito entre permanecer sentado por longo tempo e uma pior saúde, os especialistas acreditam que isso ocorre porque o movimento muscular e as contrações podem cumprir um papel no controle de importantes gorduras no sangue. Por isso, eles destacam a importância de atividades simples de movimento. “Subir escadas, em lugar de usar elevadores e escadas rolantes, cinco minutos de parada durante um trabalho sedentário, ou caminhar até a loja ao invés de pegar o carro seriam como importantes exercícios”, destacam.

Padrões de beleza da semana de moda influenciam negativamente os jovens, alerta especialista

28 de janeiro de 2010 (Bibliomed). A 28ª edição da São Paulo Fashion Week mal terminou e já recebeu críticas devido ao excesso de magreza exibido pelas modelos durante os desfiles. Encerrado na última sexta-feira, o principal evento de moda da América Latina teve não só desaprovação por parte dos profissionais de saúde, como da própria organização do evento, que expressou, através de um comunicado, sua preocupação com as meninas muito magras, e solicitou que “os atuais padrões estéticos sejam revertidos”. “No auge do pânico antianorexia, pesavam as modelos no backstage para ver se estavam saudáveis. Agora, a poeira baixou. Se você engorda um pouco, todo mundo está lá pra te julgar. Se emagrece, falam que você está linda”, disse a modelo Aline Weber.
Influenciados pelas imagens de modelos muito magras, crianças e adolescentes tornam-se obcecados por um porte físico que beira ao esquálido e deixam de se alimentar a fim de manterem-se com baixíssimos níveis de gordura no corpo. Em consequência desse pensamento, muitos deixam de comer adequadamente e adotam dietas à base de água e biscoitos, podendo desenvolver distúrbios alimentares sérios.
De acordo com a psiquiatra Angélica Claudino, da Comissão Técnica de Transtornos Alimentares da Associação Brasileira de Psiquiatria, estudos mostram que existe um impacto gerado sobre as imagens veiculadas na mídia nas quais a magreza representa símbolo de beleza. Além disso, a especialista aponta os graves prejuízos dessa influência. “Esses padrões favorecem o surgimento de insatisfação com a imagem corporal e causam baixa autoestima no jovem, gerando um cenário propício para o desenvolvimento de transtornos alimentares”, revela a médica.
Doenças como anorexia e bulimia nervosa são exemplos de transtornos alimentares que podem surgir em decorrência do impacto deste “culto à magreza” e de uma alimentação inadequada em indivíduos vulneráveis. Quando não diagnosticadas e tratadas corretamente, levam a consequências fatais. “Em casos de desnutrição grave ocasionados por uma anorexia nervosa, pacientes não tratados podem cronificar a doença e há sérios riscos de morte por complicações médicas, como arritmias cardíacas, infecções, e etc”, alerta a especialista.
Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria. Press release recebido em 27 de janeiro de 2009
Fonte:http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8467&mode=browse

27 de jan. de 2010

Benefícios da Melância tem novidades aqui

Fonte:http://www.ativo.com



photoxpress







A melancia é muito refrescante, pois cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, fornecendo água e sais minerais para o organismo.
A melancia está totalmente em alta neste verão. É uma fruta muito refrescante, pois cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, de maneira que fornece água e sais minerais para um equilibrado funcionamento do organismo.

Além disso, é antioxidante e diurética, já que reduz a retenção de líquidos. Já o seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de câncer, principalmente do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.

Para prevenir o câncer de próstata, é aconselhável também aos homens beber o suco de melancia batido juntamente com as suas sementes, que são altamente nutritivas.

Essa fruta possui ainda propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

O melhor de tudo para essa época do ano - em que todos gostam de cuidar ainda mais do corpo – é que a melancia não engorda e tem inúmeras propriedades nutritivas, como as vitaminas A, B e C e alguns minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro.

A melancia também apresenta uma elevada quantidade de licopeno, que é uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres - substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células e fazem com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Além disso, a fruta apresenta um efeito calmante sobre a mente e as emoções. É recomendado – neste caso – ingeri-la separadamente das suas sementes, que são altamente oleosas. Interessante também pode ser juntá-la a cerejas sem caroço. Essa combinação é excelente método natural para combater o estresse e também ajudar nos cuidados com a pele.

Pode-se dizer ainda, de acordo com estudos realizados nos EUA, que a melancia atua contra a impotência sexual, pois possui um nutriente - a citrulina – que age de forma semelhante ao princípio ativo do viagra.

Dr. Maximo Asinelli é médico nutrólogo

26 de jan. de 2010

Sibutramina é proibida na europa

Emagrecedores à base de sibutramina são proibidos na Europa

Brasil estuda se irá adotar a medida contra a substância


Uma das medicações mais populares do mundo para emagrecimento foi proibida hoje de ser comercializada na Europa. A sibutramina, substância aliada em programas de dieta, está na mira dos pesquisadores de saúde há seis anos. Um estudo recém concluído concluiu que a droga aumenta em 16% o risco de enfartes e derrames em pacientes que a utilizam.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que ainda está analisando o estudo para decidir se irá proibir a sibutramina a exemplo do que fez a Agência Europeia de Medicamentos. Segundo relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgão das Nações Unidas, o Brasil é o país que mais consome remédios para emagrecer no mundo.
Medicamentos à base de sibutramina são também populares no Brasil e nos Estados Unidos por homens e mulheres quem buscam emagrecer. Nos EUA, porém, a venda da substância já está sendo controlada desde o fim do ano passado por ordem da FDA (Food and Drug Administration), que atendeu aos apelos de uma organização de consumidores.
A sibutramina foi criada como antidepressivo nos anos 1980 e desde o início desta década foi liberada para utilização coadjuvante em dietas. A droga atua na sensação de saciedade.
Com informações do jornal Estado de São Paulo.

21 de jan. de 2010

Corrida de são sebastião 2010 fotos vídeos e tempos

Feminino 5 Km 
 

colocação 559 ADALGIZA FABIA SOUZA P. DA SILVA idade 36 classificação faixa etária 92 equipe O TREINO tempo liquido 5 Km00:45:38

colocação 460 KARLA SEBASTIÃO LEOPOLDINO HIRATA idade 32 classificação faixa etária 98 Equipe O TREINO tempo liquido após 5km 41:18

colocação 239 MÔNICA FARIA DA SILVA idade 27 classificação faixa etária 29 equipe O TREINO tempo liquido 5km 34:37 

Masculino 10 Km


Colocação 1683 VITOR DIAS FARIA Idade 34 classificação faixa etária 237 O TREINO tempo líquido nos 10Km 01:15:27

Colocação 992 MARIO J. DE C. H. BORGES idade 30 classificação faixa etária 127 equipe OTREINO tempo liquido nos 10Km 58:39


colocação - 688 ELIEL CORRÊA DOS SANTOS idade-44 faixa etária 105 equipe OTREINO tempo liquido nos 10km 00:54:14

 

17 de jan. de 2010

Alguns dos eventos que participaremos em 2010

Esses são alguns dos eventos qu participaremos em 2010 inscreva-se logo em nossa equipe e comece a treinar para não ficar de fora


6/4-TRAVESSIA DOS FORTES

18/7-MARATONA DO RIO

22/8-TRIATHLON LONG DISTANCE

www.OTreino.com.br - OTreino da sua vida
Treinamento de Corrida, Natação no mar, Ciclismo e Triathlon

Calendário de Corridas de Rua 2010 no Rio de janeiro

SÃO SEBASTIÃO
20/01/2009
ESTADUAL DE AQUATHLON- ETAPA 1 - CIRCUITO FITNESS
25/01/2009
I DESAFIO AO CRISTO
01/02/2009
ESTADUAL DE DUATHLON - ETAPA 1 / CIRCUITO FITNESS
08/02/2009
CORRIDA PELA PAZ MUNDIAL
18/02/2009
CIRCUITO DA CIDADE MARAVILHOSA
01/03/2009
ESTADUAL DE TRIATHLON (ELITE E FAIXAS) ETAPA 1
15/03/2009
VIII MINI MARATONA DE PARATY
15/03/2009
CIRCUITO AVAT CROSS COUNTRY- 8KM
22/03/2009
CORRIDA DA MULHER
22/03/2009
MEIA MARATONA EMBRATEL- ETAPA CABO FRIO
22/03/2009
PAIXÃO PELO RIO
28/03/2009
CORRIDA RÚSTICA DO CORPO DE INTEDENTES DA MARINHA
29/03/2009
PAIXÃO PELO RIO
29/03/2009
PAIXÃO PELO RIO
29/03/2009
CLARO RIO EM MOVIMENTO
01/04/2009
MEIA MARATONA FAZ UM 21
04/04/2009
SUPER 40 DE REVEZAMENTO
05/04/2009
CIRCUITO CARIOCA DE CORRIDA
12/04/2009
ESTADUAL DE AQUATHLON- ETAPA 2 / CIRCUITO FITNESS
19/04/2009
CORRIDA RÚSTICA E CAMINHADA CONTRA O FUMO
21/04/2009
CORRIDA DA INDUSTRIA
24/04/2009
CORRIDA DE SÃO JORGE
24/04/2009
CORRIDA VÊNUS
26/04/2009
CORRIDA DE REVEZAMENTO
26/04/2009
CORRIDA ECO RUN
03/05/2009
VIVO RUN - 1º SEMESTRE
10/05/2009
3º EDIÇÃO DA MEIA MARATONA DA BARRA
17/05/2009
ESTADUAL DE DIATHLON - ETAPA 2
17/05/2009
CORRIDA E CAMINHADA COMLURB
17/05/2009
XVI CORRIDA E V CAMINHADA DA PAZ EM COMEMORAÇÃO AOS 200 ANOS DA PMRJ
31/05/2009
CIRCUITO AVAT- VOLTA DA LAGOA
07/06/2009
MINI MARATONA PRODESPORTE
11/06/2009
10 MILHAS DO RIO
11/06/2009
10 MILHAS MIZUNO
14/06/2009
MARATONA DO RIO
28/06/2009
FAMILY RUN
28/06/2009
I Corrida Empresarial da Fazenda Botafogo
26/07/2009
CIRCUITO DAS ESTAÇÕES- INVERNO
26/07/2009
I Corrida Empresarial da Fazenda Botafogo
26/07/2009
9º CORRIDA RÚSTICA DA PETROS
02/08/2009
NIGHT RUN
08/08/2009
20ª CAMINHADA DOS ADVOGADOS DO BRASIL / RJ
16/08/2009
VIVO RUN - 2º ETAPA
16/08/2009
CORRIDA E CAMINHADA NO COMBATE A POLUIÇÃO
16/08/2009
CIRCUITO AVAT - CORRIDA DE ANIVERSÁRIO DA AVAT
23/08/2009
MEIA MARATONA INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO
06/09/2009
CORRIDA EU ADORO O RIO
13/09/2009
CORRIDA E CAMINHADA PELA PAZ NO TRÂNSITO
13/09/2009
CIRCUITO AVAT- CROSS COUNTRY 8KM
22/09/2009
CORRIDA DA PRIMAVERA
27/09/2009
CORRIDA E CAMINHADA FELIZIDADE DA FAMÍLIA
27/09/2009
MARATONA PÃO DE AÇUCAR DE REVEZAMENTO
12/10/2009
CORRIDA SANTOS DUMONT 6 KM
18/10/2009
CORRIDA DO COMERCIÁRIO
18/10/2009
CIRCUITO DAS ESTAÇÕES- PRIMAVERA
25/10/2009
CIRCUITO AVAT- CORRIDA DO BOSQUE
25/10/2009
CORRIDA AR
25/10/2009
CORRIDA DOS HOTELEIROS E AMIGOS
25/10/2009
CORRIDA VÊNUS
01/11/2009
CORRIDA NA AREIA
07/11/2009
CORRIDA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA
08/11/2009
CIRCUITO CARIOCA DE CORRIDA - 2º ETAPA
13/11/2009
CORRIDA DAS ACADEMIAS
22/11/2009
CORRIDA E CAMINHADA PETROBRAS
22/11/2009
II ULTRAMARATONA RIO 24 HS FUZILEIROS NAVAIS -CORPORE
28/11/2009
10 kM RIO
29/11/2009
CIRCUITO DAS ESTAÇÕES- VERÃO
06/12/2009
CORRIDA E CAMINHADA NO COMBATE AS DROGAS
06/12/2009
CORRIDA DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS
13/12/2009
CORRIDA E CAMINHADA NATAL SOLIDÁRIO
19/12/2009
CORRIDA DO JOKEY CLUBE
07/04/2010

Siga-me

Inscreva-se aqui

cadastre o email aqui

Digite seu endereço de email:

Desenvolvido por: OTreino.com.br