
Prof. Sílvio Kestner

Existem 4 razões básicas para o uso de nadadeira no treino de natação.
Material auxiliar no desempenho de batimento de pernas, contribuindo para o fortalecimento muscular.
1 – AUMENTAR A FLEXIBILIDADE NOS TORNOZELOS
A nadadeira cobre uma superfície maior ao nadar ou só batendo pernas, exigindo assim, uma extensão maior da região do tornozelo, adquirindo um aumento da flexibilidade.
O uso contínuo da nadadeira auxilia na eficiência e napropulsão das pernas.
2 – AUMENTAR O NÍVEL DE CONDICIONAMENTO
Os maiores benefícios cardiovasculares incluem-se na utilização de uma maior porcentagem de músculos do corpo possível dentro de um exercício. Faz sentido, então, que nadadores que ativam a massa muscular das pernas continuamente, beneficiam-se de um treino mais exigente que ocasiona uma maior perda calórica, aumentando assim o nível de condicionamento cardiovascular.
3 – DESENVOLVER POTÊNCIA NAS PERNAS
Bater pernas com nadadeira equivale a um exercício com pesos, onde a resistência da água contra a área da cauda da nadadeira favorece o aumento da potência dos músculos da perna.
Esta potencialização da musculatura da perna faz com que você nade mais rápido e mais eficiente.
4 – ESTABILIZAR A POSIÇÃO DO CORPO
A nadadeira facilita ao nadador uma extra propulsão, o que aumenta a velocidade deste na água. Bons nadadores planam sobre a água, enquanto outros tendem a arrastar suas pernas e nadar numa posição mais vertical e lenta.
Se você almeja nadar melhor ou mais rápido sem nadadeira, o único jeito é transferir a sensação de rapidez e de estar sobre a água no momento em que os utiliza para os momentos em que estiver sem eles.
Deve-se usar o fenômeno conhecido como PADRÃO NEUROMUSCULAR. Os músculos e nervos podem seguramente lembrar-se da sensação do nadar rápido com nadadeira e irão duplicar esse padrão quando não usá-la. Como resultado, sua técnica melhorará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário