24 de jul. de 2010

Sr. MARATONA

Fonte: exercitandosaude.com.br

Há 17 anos atrás, a história que vou contar agora seria um absurdo para mim, pois por força das circunstâncias comecei a trabalhar muito cedo e com isso o esporte e qualquer atividade física era uma coisa fora dos meus planos.
 
Aos 37 anos tive um problema sério de coluna devido ao sedentarismo, e a indicação médica foi cirúrgica, para corrigir uma hérnia de disco. Com receio desse procedimento, procurei a opinião de outro médico e felizmente ele me disse que teria alguma chance de me livrar da cirurgia e recomendou que eu praticasse natação. Comecei a nadar três vezes por semana e senti melhoras progressivas. Após 6 meses, a dor havia desaparecido e ao fazer outro exame, foi constatado que o problema havia sumido.

Após o episódio, percebi que esse era o caminho para uma saúde melhor e, por conseqüência, uma vida com qualidade! Então continuei nadando e iniciei a prática de ginástica aeróbica sem impacto e musculação na mesma academia que freqüentava.

Em 1990 com 45 anos, fui convidado por um colega para correr algumas voltas no Parque Duque de Caxias (hoje Celso Daniel) em Santo André/SP. Corri 4 voltas, aproximadamente 6 quilômetros, em 40 minutos e apesar do cansaço percebi que gostava de correr. E desse dia em diante nunca mais parei!

No início, o meu sonho era completar a Corrida de São Silvestre, prova que assistia todos os anos pela televisão e achava, como muitos espectadores acham, incrível o feito dos participantes.

Continuei treinando com afinco e no final de 1991 consegui completar a São Silvestre em 1hora e 21minutos. E a partir daí os desafios foram se seguindo, em meia maratona, até que,  em julho de 1992, completei a minha primeira maratona em Blumenau, com o tempo de 3h e 21m. E devo dizer que, por insensatez, falta de experiência e ansiedade (até acredito que muitos de vocês que estão lendo agora esse relato podem ter passado por isso também): 15 dias antes dessa maratona, fui ao parque fazer o último longão de 32 kms., mas fiquei tão empolgado em saber se tinha condições para completar a distância, que acabei correndo 42 kms. Hoje sei que fiz tudo errado, pois fui participar da prova cansado!
  
Primeira maratona concluída, o próximo desafio seria fazê-la abaixo de 3 horas:
5 anos, esse foi o tempo tentei! Até que em 1997 na mesma Blumenau, consegui 2 horas, 58 minutos e 59 segundos. Um grande momento! Hoje tenho 36 maratonas concluídas e meu tempo médio é de 3 horas e 21 minutos.
 
Triathlon
 
Em 1992 assisti a uma prova de triathlon (natação+ciclismo+corrida) e achei interessante. Competitivo por natureza, senti que poderia encarar também esse desafio, pois já nadava e corria. Comecei então a pedalar e em 1993 aos 47 anos, completei a minha primeira prova nessa modalidade.

De 1992 a 2002, foram mais de 60 triathlons e 40 duathlons (corrida+ciclismo+corrida) completados. Fui bicampeão do Troféu Brasil de Short Triathlons em Santos nos anos de 1996 e 1997, vice-campeão panamericano em 2001 no Rio de Janeiro e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro em Brasília no ano de 2002. Infelizmente, em 2002 me afastei temporariamente por falta de patrocínio.
 
Ironman
 
Em 1998 aos 52 anos, completei o meu primeiro Ironman (3,8 kms natação+180 kms ciclismo+42 kms corrida) em Porto Seguro. Também tive a oportunidade de representar o país em minha categoria no Campeonato Mundial de Duathlon em Gernika, Espanha em 1997, também no Campeonato Mundial de Triathlon em Edmonton, Canadá no ano de 2001 e em 1995 na Maratona de New York.
 
Em comemoração aos meus 60 anos, em 2005 completei entre treinos e competições, 6.060 kms, tendo corrido todos os dias do ano, o que equivale a 404 corridas São Silvestre. Foram 16,6 kms por dia de média, 1 hora e 26 minutos por dia, 43,48 hs de média mensal e 527 horas no ano, 38 provas disputadas nesse período. Venci 13 provas e consegui 25 pódios. Participei de 4 maratonas, tendo conseguido pódio em todas. Consegui ainda vencer o campeonato do circuito Corpore, tendo vencido 5 das 7 provas que disputei, e fui o 9o colocado no ranking brasileiro dos maratonistas em minha categoria.
 
Além de tudo isso, também percorri 8.000 kms. (5.000 milhas) completas em 500 dias de corrida. Iniciei o desafio em 25/11/2004 e completei em 06/04/2006. O único problema desse desafio é que tem pessoas no parque me chamando de “ Forrest Gump” e “Ligeirinho”!
  
Em maio de 2006, sofri uma lesão correndo a maratona de Porto Alegre. Estava com uma fascite plantar e insisti em participar da prova. No km.34 senti uma forte dor na sola do pé direito e mesmo assim consegui completar trotando até o final. Conclusão, tive uma ruptura parcial da fascia plantar e fiquei 4 meses sem correr. Decidi dar um tempo com as maratonas voltando no próximo ano.
 
Nunca contei com o apoio de um técnico até 2006, mas certamente teria recebido muitos puxões de orelha por fazer coisas que hoje considero desaconselháveis! E que qualquer técnico reprovaria com certeza, como por exemplo, ter completado o Ironman Brasil em Florianópolis no ano de 2001 com o tempo de 12 horas e 15 minutos em um sábado e no domingo seguinte participar na Maratona dos Bandeirantes em 3h e 46m.

Fazendo um filme de minha vida, hoje posso dizer que a minha qualidade de vida é muito melhor do que há 15 anos e fico muito feliz por já ter influenciado muitos colegas a iniciarem na atividade física, pois sei que eles pensam o seguinte: se ele com essa idade consegue, por que eu que sou bem mais novo não conseguirei também! E sem dúvida esse é o caminho, nunca se esquecendo das avaliações cardiológicas anuais e treinos orientados e progressivos. Como em tudo na vida, o mais importante é a pessoa ter um objetivo a alcançar e se empenhar ao máximo para atingi-lo!

Quando as pessoas (que não eram do ramo) me perguntavam se valia a pena treinar a noite, após o expediente de trabalho, de madrugada, embaixo de chuva, aos finais de semana, (o que fiz várias vezes quando trabalhava 8 horas por dia) eu respondia que a emoção e sensação sentidas quando se completa, principalmente pela primeira vez uma corrida seja ela a São Silvestre, uma meia maratona, uma maratona, um triathlon, um Ironman, o prazer e o bem estar compensava todo o esforço, além de me sentir vivo e poder ampliar o círculo de boas amizades desfrutando desse ambiente tão bonito e saudável das corridas de rua!
 E agora, quando alguém me pergunta por que eu corro, eu respondo: - Por que você não corre?
 
Quanto a mim, ainda não pensei no próximo desafio, mas sei que em breve ele virá!


Milton Laguna – Maratonista, triatleta e ironman, formado em ciências econômicas, e hoje, aposentado de suas atividades profissionais. Fez a primeira corrida da vida aos 45 anos, a primeira maratona aos 47, o primeiro triathlon aos 48, o primeiro ironman aos 53 anos. E dia 14 de junho de 2008, aos 62 anos completou a sua 400ª competição oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me

Inscreva-se aqui

cadastre o email aqui

Digite seu endereço de email:

Desenvolvido por: OTreino.com.br